Governo de Roraima implanta Centro de Atendimento ao Migrante no município de Pacaraima

O Centro irá cadastrar os Venezuelanos que entram em Roraima

22/10/2016 21:47    Acessos : 1795

O Centro irá cadastrar os Venezuelanos que entram em Roraima

Por: Macksuel Lopes
Fotos: Divulgação

O Gabinete Integrado de Gestão Migratória (GIGM) implantou hoje, 22, no município de Pacaraima, o primeiro Centro de Atendimento ao Migrante (CAM).

O Centro, que está localizado no posto de fiscalização da SEFAZ, tem por objetivo cadastrar os venezuelanos que adentram em território roraimense pela fronteira de Pacaraima com Santa Elena de Uairén.

Segundo o Tenente Emerson Lima, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, o cadastramento visa controlar e entrada dos venezuelanos para poder oferecer a orientação necessária. "Com as informações do cadastramento, poderemos direcionar os esforços do Governo do Estado e orientar os migrantes econômicos oriundos da Venezuela. Muitos deles procuram trabalho, saúde ou assistência social e o cadastramento nos permitirá conhecer quem é esse migrante e que tipo de orientação ele precisa", disse o Tenente.

Outros CAMs serão instalados durante a próxima semana. "Pelo menos mais 1 ou 2 CAMs serão instalados em Boa Vista para cadastramento e controle dos venezuelanos que já estão na nossa Capital e será decidido em reunião do Gabinete Integrado de Gestão Migratórias (GIGM) nessa próxima segunda-feira", informou o Tenente Coronel Doriedson Ribeiro, Secretário Executivo de Defesa Civil.

Somente hoje, foram realizados 119 cadastramentos pelo Centro instalado em Pacaraima. A maioria dos cadastrados buscam melhores condições de vida e trabalho, uma vez que o país vizinho apresenta condições econômicas difíceis sem perspectiva de melhora em curto prazo. Foram cadastrados pela CAM, os venezuelanos que apresentaram “permisso” válido.

ASCOM/DACRP/CBMRR