Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos


Todas as edificações ou áreas de risco necessitam regulariza-se junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Roraima por ocasião da construção, da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação com exceção das “Residências Unifamiliares”.



Veja nos links abaixo os critérios e documentos necessários para cada tipo de edificação.



Edificações de Baixo Risco


Atividades econômicas de Baixo Risco – são atividades que estão isentas de possuir licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, desde que sejam desenvolvidas em edificações classificadas como de baixo risco, com área total construída menor ou igual a 200 m² nas seguintes condições (item 5.1.2, NT40/2019):



CRITÉRIOS




A dispensa do licenciamento, não exime o proprietário do imóvel, o empresário e o responsável pelo uso do estabelecimento do cumprimento das exigências técnicas na área de sua responsabilidade e instalação das medidas de segurança contra incêndio e emergências, sob pena de aplicação de sanções administrativas e penais, quando for o caso, pelo CBMRR. As exigências de segurança contra incêndio para estas edificações são aquelas previstas na Tabela 5 da Lei Complementar 082/04 e nas Normas Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima pertinentes, de acordo com a ocupação, sendo resumidas no item 9 da NT 40/2019. Para as atividades econômicas de baixo risco, poderá ser emitida a Declaração de Dispensa de Licenciamento (Anexo G da NT 40/2019) com a devida solicitação do proprietário ou responsável pelo uso mediante apresentação das seguintes documentações.





Edificações de Médio Risco


Atividades Econômicas de Médio Risco – são as atividades desenvolvidas em edificações classificadas como médio risco com área total construída de até 750m². As atividades econômicas que atenderem aos critérios abaixo indicados serão classificadas como atividades econômicas de Médio Risco e regularizadas por meio do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), mediante apresentação de declaração, requerimento e demais documentos indicados no requerimento. O CLCB será emitido em até três dias uteis, sem a realização de vistoria previa, sendo realizada a vistoria em momento posterior por amostragem (CONSULTAR NORMA TÉCNICA Nº 40/2019)



Condições que a edificação deve atender para ser classificada como de médio risco:




Observação: A declaração deve ser baixada na opção downloads/diversos. O requerimento de CLCB-edificações de médio risco deve ser baixado na opção downloads/requerimentos.





Edificações de Alto Risco


Os proprietários de edificações de alto risco devem aprovar junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Roraima o Projeto Técnico de prevenção contra incêndio e emergência previmante à construção do imóvel. Por ocasião da reforma ou ampliação, regularização e mudança de ocupação deve-se consultar a Norma Técnica nº 01 – Procedimentos Administrativos (NT 01/2017), para verificar a necessidade de substituição ou atualização do Projeto Técnico da edificação. Após a conclusão da obra com os sistemas preventivos fixos e móveis executados de acordo com o Projeto Técnico o proprietário da edificação deve solicitar vistoria técnica com vistas a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) atestando a execução e funcionamento dos sistemas preventivos e a regularidade urbanística da edificação antes da ocupação da edificação pelo proprietário ou locatário.



CRITÉRIOS




Atividades Econômicas de Alto Risco – são atividades desenvolvidas por empresas em edificações e áreas de risco classificadas como sendo de alto risco. Observação: As edificações de alto risco devem está devidamente regularizadas (possuir projeto técnico aprovado e executados) antes de serem ocupadas por qualquer atividade econômica.



PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO


Engenheiro ou arquiteto devidamente credenciado junto ao CBMRR



DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA APRESENTAR PROJETO TÉCNICO PARA ANÁLISE




DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR VISTORIA TÉCNICA


Obs: Para as edificações de Alto Risco para a realização de vistoria técnica é necessário que a edificação tenha um Projeto Técnico aprovado anteriormente.





Eventos Temporários


Instalações como circos, parques de diversão, feiras de exposições, feiras agropecuárias, rodeios, shows artísticos, entre outros, devem ser desmontadas e transferidas para outros locais após o prazo máximo de 6 (seis) meses, e após este prazo a edificação e áreas de risco passam a ser regidas pelas regras do item 5.l (Projeto Técnico) da NT 01/2017.



CRITÉRIOS


Para a realização de Eventos Temporários e necessário apresentar e aprovar Projeto Técnico para eventos temporários junto ao CBMRR com no mínimo 07 (sete) dias uteis de antecedência. O Projeto Técnico para eventos temporários deve ser elaborado por engenheiro ou arquiteto (verificar lista de profissionais credenciados junto a DPST).





SHOW PIROTÉCNICO


O responsável deverá apresentar croqui da área destinada ao evento - com as medidas de segurança e afastamentos (distância) para os riscos potenciais e o isolamento do local; O responsável pela queima de fogos blaster do evento (show pirotécnico) deverá apresentar documentação (expedida pelos órgãos competentes) que comprovem sua habilitação para realizar o show pirotécnico. (cópia do RG, cópia do certificado do curso de blaster, copia do registro na Policia Civil ou cópia da carteira de blaster, memorial descritivo contendo a quantidade de fogos e tipo, declaração de responsabilidade pela queima).



VISTORIA TÉCNICA EM EVENTOS TEMPORÁRIOS


É obrigatória a aprovação de Projeto Técnico para evento temporário antes da solicitação da vistoria técnica.

A solicitação de vistoria deve ser protocolada no Corpo de Bombeiros, com antecedência mínima em relação à data do evento, de acordo com os seguintes prazos:



A vistoria ocorrerá antes da realização do evento se aprovado será expedido o Auto de Vitoria, caso seja reprovado o proprietário/responsável pelo uso será notificado, e se as irregularidades apontadas no relatório de vistoria não forem sanadas no prazo indicado o evento será interditado.