Parceria com Bombeiros reforça estoque no Banco de Leite Humano

21/09/2016 09:22    Acessos : 567

Por: SECOM/SESAU
Fotos: Divulgação SESAU

Uma parceria entre o BLH (Banco de Leite Humano Doutora Marilurdes Albuquerque) e o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) tem ajudado a reforçar o estoque de leite humano na unidade, beneficiando recém-nascidos internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal do HMINSN (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth), que por algum motivo, não podem mamar diretamente no seio da mãe.

Iniciado no ano passado, o projeto Bombeiro Amigo do Peito foi retomado neste mês com a principal atribuição de fazer a coleta domiciliar. Mas o trabalho do CBMRR não se restringe a isso. O serviço conta ainda com agentes treinados para tirar dúvidas sobre aleitamento e repassar informações sobre o banco de leite.

A parceria já está se refletindo em números positivos para o Banco de Leite: o que era arrecadado em uma semana, agora é arrecadado em apenas um dia. Por semana, antes da participação do Corpo de Bombeiros, eram arrecadados quatro litros e agora, só na quinta e sexta-feira da semana passada, foram coletados quase 16 litros.

A equipe é composta por 12 bombeiras, que realizam uma rota programada de segunda a sexta-feira, pela manhã, fazendo a coleta do leite junto às mães cadastradas no banco. O veículo para locomoção da equipe é disponibilizado pelo Banco de Leite.

A capitã do Corpo de Bombeiros Eliene Oliveira afirmou que é uma honra para a corporação participar do projeto, uma vez que ele reforça a importância de um gesto nobre e que ajuda a salvar e proteger vidas. “Nosso papel é salvar os bebês que nascem com complicações médicas, como a prematuridade, garantindo o abastecimento completo no banco de leite humano”, ressaltou.

O Banco de Leite Humano realizou um treinamento no começo do ano para a corporação sobre o processo da coleta, ensinando as técnicas para o controle de qualidade.

A coordenadora do Banco de Leite, Silvia Furlin, explicou que esta parceria ajudou a ampliar o número de doadoras. “O projeto nos ajuda a atender a demanda de doadoras sem que os funcionários do Banco de Leite se ausentem para a coleta. Com a parceria do Corpo de Bombeiros, os funcionários do Banco ficam focados nas ações internas, e no final, a população que precisa do Banco de Leite acaba sendo a maior beneficiada”, explicou.

BANCO DE LEITE

O Banco de Leite atende a todas as mães, seja ela de instituição pública ou privada. O funcionamento é 24 horas, podendo a mãe comparecer em qualquer momento. Para ser uma doadora ou procurar os serviços da unidade, basta se dirigir o banco de leite, o que pode ser feito tanto por mães que estejam internadas na unidade quando lactantes externas. O contato pode ser feito diretamente na maternidade ou pelos telefones 4009-4909 e 0800 782 0177.