Corpo de Bombeiros dá início ao Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar

O curso iniciou nesta segunda-feira e irá especializar 29 militares para o atendimento pré-hospitalar RAUSTMAN GONDIM Fotos: ACI/CBMRR

19/06/2019 13:40    Acessos : 724

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) deu início na manhã desta segunda-feira (10) a mais um curso de aperfeiçoamento para seus militares. O Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (CRAPH) contará com a participação de 29 militares, sendo 27 bombeiros e dois do Exército Brasileiro (EB).

O CRAPH tem por objetivo proporcionar a capacitação dos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), para exercerem a função de socorristas, levando em consideração as novas demandas operacionais, aliadas as novas doutrinas na área de Atendimento Pré-Hospitalar, preparando o profissional para atendimento das mais diversas situações operacionais.

O curso terá carga horária total de 584 horas/aula, distribuída em oito módulos, englobando aulas teóricas, práticas, visitas técnicas e estágio operacional. A previsão de encerramento do curso é para o dia 12 de julho.

O coordenador do curso, o capitão do CBMRR, Sidney Fernandes Araújo, detalhou como irá ocorrer a capacitação. “O curso visa tratar várias filosofias, assim como implantar uma doutrina focada na gestão do atendimento pré-hospitalar em cenários, observando normas técnicas e metodologias, dentro de uma área que está constantemente em evolução.
Há necessidade desse aprimoramento técnico dos profissionais para prestar um atendimento de maior qualidade à população”, disse.

O comandante geral do CBMRR, coronel Jean Cláudio de Souza Hermógenes destacou a importância de manter a tropa em constante aperfeiçoamento. “Uma forma de motivar a tropa é a capacitação e a especialização da tropa. Então é mais um curso para melhor atender a nossa população. É um curso extenso e muito técnico que especializará parte do nosso efetivo para atuar diretamente no Resgate”, disse.

Para ministrar a aula inaugural do curso, o CBMRR convidou o tenente da reserva, Flávio de Araújo, um dos pioneiros do Resgate em Roraima. Ele contou um pouco de sua história como socorrista, falou das dificuldades encontradas no início, e destacou principalmente a importância do amor a profissão.

“Recebi o convite na sexta-feira só para contar um pouco da história de como foi a implantação do Resgate para essa turma que vai começar esse curso, mas eu me surpreendi. Não sabia que iriam estar todos aqui e eu fiquei muito emocionado, porque a gente que trabalha com resgate trabalha com muito amor e foi isso que eu quis passar para os novos bombeiros”, ressaltou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO CBMRR