CBM SOCIAL - Projeto ‘Bombeiros na Escola’ torna realidade desejo de adolescente do Município de Mucajaí em fazer correção de lábio leporino

O estudante da escola Maria Mariselma teve alta na manhã desta quinta-feira e pretende retornar para a escola o mais breve possível.

10/05/2018 14:01    Acessos : 449

Por – Heldeliano Arrais
Fotos: ASCOM/CBMRR

No mês de maio o Projeto Bombeiros na Escola completa um ano de atuação, mas quem está em clima de comemoração é um aluno do 8º ano da Escola Estadual Maria Mariselma de Oliveira Cruz, localizada no Município de Mucajaí, a 57km de Boa Vista. Uma das 10 escolas que já receberam as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) durante as ações do projeto.

No mês de maio do ano passado o CBMRR por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), deu início a primeira edição do projeto social Bombeiros na Escola naquele município. Foi quando o adolescente C. L. S. de 14 anos, ao participar da programação durante os três dias do evento, despertou a atenção das equipes de bombeiros.

Os militares perceberam que o adolescente era muito tímido e envergonhado por ter o “lábio leporino”, uma má formação congênita dos lábios. E que muitas vezes era o último a participar das atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas durante o projeto, fato que sensibilizou o Comando da Corporação em proporcionar assistência à família para a realização da cirurgia de correção.

O adolescente realizou o procedimento cirúrgico de reparação na última segunda-feira (07) e teve alta na manhã desta quinta-feira (10). Segundo a mãe do estudante, a dona de casa Iralice Dantas da Silva, todos da família foram presenteados com a ação social dos bombeiros, visto que além do filho, um primo de oito anos do adolescente também foi beneficiado ao realizar o mesmo procedimento de correção de lábio leporino no mês de setembro do ano passado.

Para a mãe do adolescente foi difícil conter a emoção ao descrever a gratidão pelo apoio recebido do CBMRR. “Os bombeiros nos deram um presente especial em ajudar meu filho a melhorar sua autoestima, ele está ansioso por uma rápida recuperação para poder voltar a estudar. Não tenho palavras para agradecer tudo que estão fazendo pela minha família”, declarou emocionada a mãe do adolescente.

O projeto do Governo do Estado foi idealizado pelo CBMRR e é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES) e com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED), com o desenvolvimento de atividades de prevenção com temas variados, práticas de civismo, proteção e Defesa Civil no âmbito das escolas públicas estaduais.

Segundo o Comandante Geral do CBMRR, Coronel Doriedson Ribeiro, a instituição foi orientada pela Governadora Suely Campos para buscar sempre estreitar sua relação com a sociedade roraimense. “Dentre inúmeras outras ações desenvolvidas pela corporação o ‘Projeto Bombeiros na Escola’ é aquela que nos deixa mais próximos da realidade dos nossos jovens e adolescentes, e principalmente nos sensibilizam quando percebemos alguma causa em que nós podemos proporcionar uma melhoria para os alunos, como é o caso desse jovem e um dos objetivos da nossa gestão". Frisou o comandante geral.

A coordenação do projeto Bombeiros na Escola está com agenda vigente para todo o ano de 2018 e visa envolver a comunidade escolar com atividades lúdicas e educativas com temas variados que propõe reduzir e prevenir danos humanos, materiais e ambientais, resultados de desastres naturais ou provocados pelo homem, por meio de palestras com temáticas de prevenção aos acidentes domésticos, ao uso de drogas ilícitas, sobre saúde básica familiar e atividades cívico militar ministradas pelos bombeiros do CBMRR.

DACRP/CBMRR