TECNOLOGIA - Corpo de Bombeiros implanta uso de Drone como recurso tecnológico para subsidiar as atividades operacionais da Corporação

O uso do equipamento vai proporcionar um mapeamento prévio e situacional antecipado das ocorrências de bombeiros

29/01/2018 13:35    Acessos : 664

Por: Heldeliano Arrais
Fotos: Ascom/CBMRR

A fim de reproduzir um diagnóstico situacional e subsidiar as operações de resgate e buscas superficiais nos rios, enchentes, incêndios florestais e urbanos, nas atividades técnicas em vistorias estruturais, além de outras atividades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), a Corporação está utilizando Drone como recurso tecnológico para atender as ocorrências de bombeiros.

O equipamento está sendo utilizado de forma experimental e visa subsidiar a toma de decisões através do recurso de monitoramento e fornecimento de informações antecipadas sobre os eventos operacionais em que o CBMRR atua, tanto na capital como no interior do Estado de Roraima.

Para o Comandante Geral do CBMRR, Coronel Doriedson Ribeiro, o investimento em equipamentos tecnológicos com a implantação do Drone representa uma alternativa positiva, visto que, com a obtenção de imagens e vídeos, além do monitoramento o recurso vai proporcionar uma gestão antecipada das ações de mapeamento dos terrenos antes e durante a atuação dos bombeiros. “A ferramenta vai proporcionar a diminuição no tempo resposta para a população roraimense sobre as mais diversas solicitações que exijam um estudo antecipado, como as operações de sobrevoos em ambientes de difícil acesso, procura de pessoas perdidas na mata, monitoramento e vigilância de enchentes e incêndios, que exigem, sobretudo de um planejamento estratégico antecipado para uma atuação eficaz”. Pontuou o Comandante Geral do CBMRR, Coronel Doriedson Ribeiro.

Drone é um termo em inglês que significa “zangão” em referência ao som produzido por esse tipo de equipamento durante o voo, e é o termo popular pelo qual eram conhecidos os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS), segundo artigo científico e acadêmico de uma equipe de sargentos que defendeu o tema na conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Bombeiros Militar, realizado em 2017 e que possibilitou a implantação desse ferramenta tecnológica pela corporação.

Conforme o estudo dos militares, a utilização desse recurso tecnológico foi regulamentada pela Portaria do Departamento de Aviação Civil (DAC Nº 207, de abril de 1999) e publicado no Diário Oficial da União (DOU Nº 76S/1, pág. 100) o qual está vigente e estabelece as regras para a operação desse tipo de equipamento em todo o país e em conformidade com as regulamentações dos órgãos fiscalizadores tanto em nível federal e estadual como prevê o Regulamento Brasileiro de aviação Civil Especial, o RBACE nº.094.

Tendo em vista a grande demanda de ocorrências com vários tipos de atendimentos é que o CBMRR está fazendo o uso experimental do Drone como recurso tecnológico nas mais diversas atividades de bombeiros, possibilitando vantagens significativas na utilização dessa ferramenta como suporte estratégico nas tomadas de decisões, além da eficiência na gestão e aplicação dos recursos operacionais para a melhoria dos serviços de bombeiros e no pronto atendimento à população.