Corpo de Bombeiros inaugura sede própria da 3ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental no município de Pacaraima

O pelotão de bombeiros na fronteira com a Venezuela foi instalado em 2014 e concentrava suas atividades no Quartel da Polícia Militar daquele município

13/01/2018 21:20    Acessos : 767

Por: Samuel Bento
Fotos: ASCOM/CBMRR

Durante a manhã deste sábado (13), o CBMRR esteve envolvido na solenidade de inauguração das instalações da 3ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental Bombeiros Militar (3ª CIA/BPABM) em Pacaraima. Com a mudança para uma sede própria o quartel passa a ter novo endereço, agora localizado a Rua Caribe, S/N, bairro Vila Nova, Pacaraima.

Atualmente a 3ª CIA/BPABM é composta por 27 militares, sob o comando da 1º tenente Maria Lima Oliveira, que atua com um efetivo especializado nas mais diversas atividades de socorro no município limítrofe como a Venezuela.

A Companhia é responsável pelos serviços de buscas e salvamento, resgate de vítimas, captura de animais em situações de risco, atendimento pré-hospitalar, operações em altura e em mergulho, palestras e serviços de prevenção, proteção e defesa civil. Além de atender as solicitações de emergência em Pacaraima, a 3ª CIA abrange os serviços de atendimentos aos municípios de Uiramutã e Amajarí nas ações de socorro e de Proteção e Defesa Civil tanto no período de estiagem como no inverno.

Os bombeiros 3ª CIA atuam ainda em todo o trecho da BR 174, no sentido norte do Estado, seja no resgate de vítimas decorrente de acidentes veicular ou no controle do tráfego em trechos alagados que impeçam o fluxo regular de veículos na rodovia, fato bastante presente em determinados períodos do ano.

A 3ª CIA atua ainda, quando necessário, na Venezuela, em ocorrências de combate a incêndio urbano e florestal e no atendimento a vítimas de acidente de trânsito, em apoio ao resgate de brasileiros em situações de emergência naquele país.

Para o comandante Geral do CBMRR, a nova sede e instalações da 3ª CIA/BPABM representa um avanço significativo para a Corporação nas atividades de socorro no Norte do Estado. “É imprescindível ter uma unidade do CBMRR no município de Pacaraima, visto que temos realizado por meio do Governo do Estado várias ações de socorro em apoio a brasileiros na Venezuela, bem como em todos os municípios e comunidades indígenas daquela região, pois somos uma representação de alento para as famílias que moram ao Norte do nosso Estado”, ressaltou o comandante.

Além das atividades inerentes a função bombeiro militar, a 3ª CIA/BPABM desenvolve ações sociais em prol da sociedade pacaraimense, como a revitalização de praças, atividades recreativas, palestras nas escolas e nas comunidades indígenas e no auxilio aos migrantes venezuelanos por meio de apoio aos coordenadores da Casa de Passagem em Pacaraima, que é uma unidade dos Abridos do Centro de Referencia ao Imigrante (CRI), criados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa CIVIL e o Governo do Estado de Roraima.

HISTÓRICO da 3ª CIA/BPABM
Há quatro anos o CBMRR tem representação no município de Pacaraima por meio do 1º Pelotão de Bombeiros Militar na região de fronteira com a Venezuela, o pelotão foi instalado no dia 12 de dezembro de 2014, com 18 militares, sob o comando do 1º tenente Francisnildo da Silva Galvão e tinha por sede provisória a 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira – Serra do Sol.

Durante esse período a 3ª CIA/BPABM desenvolveu suas atividades de forma eficiente e com pronto atendimento as solicitações de emergências em resposta ao município, tendo o apoio estrutural por meio das instalações administrativas da Policia Militar.

COIRMÃ
É sabido que no contexto histórico de Roraima o Corpo de Bombeiros Orgânico esteve por 26 anos integrado e desenvolvendo as atividades em conjunto com a Policia Militar de Roraima até 2001. Em 2018 a 3ª CIA/BPABM se despede mais uma vez das instalações da Policia Militar para desenvolver suas atividades em uma sede própria, que além de comemorar a inauguração da nova instalação, a Companhia prestou mais de 500 atendimentos no ano de 2017 e agradece o respeito e admiração adquirida pelos moradores do município e principalmente a confiança manifestada na parceria com o Comando da Polícia Militar que teve uma significativa participação nas atividades que enaltecem o comprometimento e profissionalismo dos bombeiros militares de Pacaraima.

A homenagem também estende os agradecimentos a Excelentíssima Senhora Governadora de Roraima, Suely Campos em não medir esforços na melhoria estrutural e qualificação profissional dos militares do CBMRR.