PROJETO LEVA MILITARES À ESCOLA

Projeto “Bombeiro na Escola” atende alunos e servidores das escolas Barão de Parima e 13 de Setembro

01/09/2017 10:34    Acessos : 672

Por – Samuel Bento
Fotos: – Diego Ferreira

A Escola Estadual Barão de Parima e 13 de Setembro, localizadas na zona oeste da capital, recebeu nos dias 22, 23 e 24 deste mês o projeto “Bombeiro na Escola”, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). A ação tem por objetivo aproximar da sociedade nos diversos públicos, mudanças de atitudes e comportamentos que visam prevenir acidentes, reduzir o número de mortes e salvar vidas. No total foram quase 250 pessoas atendidas entre servidores e alunos, somente nesses três dias.

O programa é voltado à interação entre militares e comunidade civil através das escolas públicas do Estado, com a realização de atividades teóricas e práticas, com temáticas voltadas para a prevenção de acidentes domésticos, prevenção a afogamentos, higiene, saúde familiar e de práticas cívicas.

“Proporcionar à comunidade escolar do Estado palestra com temáticas de prevenção aos acidentes domésticos, ao uso indevido de drogas, Defesa Civil (risco de desastres), bem como às temáticas sociais e comportamentais, como higiene bucal e aplicação de flúor, práticas cívicas e outras atividades práticas que envolvem os serviços do CBM como a capacitação dos funcionários no que tange a prevenção de incêndio e abandono de área se necessário são algumas das ações que serão realizadas nas escolas que recebem o evento” destacou o 2° Sargento Emyster Gaia, membro da organização.

Para a coordenadora pedagógica da escola Barão de |Parima, Francisca Chagas de Oliveira, o evento pode ser um marco na vida dos alunos. “É por meio dessas atividades que os alunos aprendem de forma prática, pois muitos ensinos eles só veem pela televisão e no banco da sala de aula, aqui eles tem o contato direto com o profissional bombeiro, eles conseguem extrair o que há de mais importante para um aluno que é o conhecimento”, destacou a coordenadora.

A estudante Ana Clara, de apenas 13 anos do ensino fundamental dois, relatou que os ensinos voltados a primeiro socorros, prevenção de acidentes domésticos e conhecer o trabalho dos militares foi de muito aprendizado. “Somente assim podemos viver com mais segurança, de forma que possamos contribuir como cidadãos brasileiros. Aqui eu pude aprender a como ajudar ao próximo quando necessário, o ensino dos bombeiros são valiosos para nós” destacou a estudante.

Para os organizadores do projeto, esta é mais uma ação continuada do CBMRR que é realizada por meio da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP). “Na DEIP o trabalho de prevenção é transmitido de forma prática e lúdica para atender esse seguimento da sociedade”, pontuou o 1º Tenente Fábio Waisman, membro da coordenação.

A coordenação da DEIP pontuou que várias ações já foram concluídas e outras estão em andamento, a mais recente foi a conclusão do Curso de Formação de Bombeiro Profissional Civil e o início do Curso de Formação de Sargento que esta em andamento. “Trabalhos que darão um resultado positivo para a sociedade roraimense”, destacou o tenente.

Atualmente cerca de 2.300 pessoas entre alunos e servidores distribuídas em seis escolas já foram alcançadas pelo projeto “Bombeiro na Escola”, deste total, cinco na capital e uma no município de Mucajaí. A expectativa é que pelo menos até ao final deste ano o projeto alcance o total de 12 escolas, sendo que a meta é de uma escola a cada mês.