Corpo de Bombeiros realiza passagem de comando

Solenidade ocorreu ontem na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos

23/03/2017 11:06    Acessos : 1054

Por – Raustman Gondim
Fotos – SECOM

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) realizou ontem, às 17 horas, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos, sua formatura geral alusiva ao dia 22 de março, Dia Mundial da Água. A data é uma das três datas comemorativas da Corporação durante o ano. As outras duas são o dia 2 de Julho, Dia do Bombeiro Brasileiro, e 19 de Dezembro, Emancipação do CBMRR.

A solenidade teve três importantes atos para os militares e para a sociedade roraimense. Houve promoção de oficiais e praças, com destaque para a promoção dos primeiros bombeiros militares oriundos do quadro do estado ao posto de coronel, entre eles a primeira primeira mulher a alcançar o posto. Também foi assinado o decreto que dispõe sobre o Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FREBOM).

Por último, a Governadora de Roraima, Suely Campos, realizou a passagem de comando da Corporação. O atual comandante, coronel Edivaldo Cláudio Amaral, deixa o cargo para ser substituído pelo recém-promovido, coronel Doriedson Silva Ribeiro.

“Amaral fez um excelente trabalho. Foi a segunda passagem dele pela corporação e a fez com excelência”, destacou Suely Campos.

“Deixo uma corporação estrutura, pronta para enfrentar as dificuldades das missões dos nossos bravos bombeiros. Tenho certeza que o novo comandante dará sequência ao trabalho”, disse o Coronel Edivaldo Amaral.

O Coronel Doriedson Ribeiro, novo comandante geral do CBMRR, disse que está pronto para assumir o comando da corporação. “Me senti pronto e preparado. Buscarei trabalhar em conjunto com a Governadora e com os meus comandados para oferecer sempre o melhor para a população roraimense”.
PROMOÇÃO
No total serão promovidos 19 bombeiros militares. Quatro coronéis, um tenente coronel, cinco serão promovidos a segundo tenente, um a subtenente, e oito a segundo sargento.

Com mais essas promoções, o Corpo de Bombeiros chega ao total de 123 promoções nos últimos dois anos.

COMANDO
Depois de dois anos e dois meses (2015/2017) à frente do CBMRR, o coronel Edivaldo Cláudio Amaral deixa a Corporação após a sua segunda gestão. A primeira delas foi de janeiro de 2002 a novembro de 2004, quando coordenou o processo de emancipação da Corporação.

Inúmeras foram às conquistas sob sua gestão. Nesse período, o CBMRR conquistou mais de R$ 5 milhões de investimentos em materiais, equipamentos e viaturas. Também houve o ingresso de novos oficiais na Corporação.

NOVO COMANDANTE
O tenente coronel Doriedson Silva Ribeiro é natural de Boa Vista/RR, filho de Ayres Pinto Ribeiro e Sebastiana do Perpétuo Ribeiro, graduado em Gestão de Risco Coletivo pela Universidade Estadual do Pará - UEPA, frequentou o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar no Instituto de Segurança do Pará – IESP de 2003 com o aspirantado em 2005, pós-graduado em Segurança Pública e Cidadania pela Universidade Federal de Roraima – UFRR em 2008 e pós-graduado em Gestão Publica das Instituições Militares pela Escola Superior de Comando Bombeiro Militar do Rio de Janeiro – ESCBM em 2010.

Dentre as diversas funções que ocupou na instituição, foi Comandante da Companhia de Combate a Incêndio, Chefe da Divisão de Operações da Defesa Civil, Diretor de Pessoal e Legislação, Comandante do Batalhão de Proteção Ambiental, Subcomandante Operacional, Diretor de Assuntos Civis e Relações Públicas, Chefe de Gabinete do Comando Geral e Secretário Executivo da Defesa Civil.

O coronel Doriedson foi condecorado com a Medalha de Tempo de Serviço de Dez Anos e a Medalha Monte Roraima. Ele é o primeiro oficial do quadro estadual a ocupar a função de comandante geral do CBMRR.

ASCOM/CBMRR