Defesa Civil socorre moradores e solicita interdição de rodovia no Cantá

17/05/2021 10:39    Acessos : 329

Uma reunião de urgência entre a Defesa Civil Estadual e a Prefeitura do Cantá foi realizada na tarde deste domingo (16), em Boa Vista, para definir ações de resposta no município que está enfrentando dificuldades com as enchentes.

Desde o início da semana passada, o Governo do Estado, através da Defesa Civil Estadual, tem mantido na região, equipes para auxiliar os moradores, porém, nas últimas horas choveu com mais intensidade ocasionando a cheia dos rios e isolando comunidades do município.

Na região do Projeto de Assentamento Tatajuba foi necessário o envio de equipes da Defesa Civil e da Companhia de Busca e Salvamento (CBS) para conseguir dar acesso a moradores que estavam completamente isolados e sem condições de deixar a região.

Uma equipe do SAMU foi ao local prestar atendimento de saúde aos moradores, outros optaram por ser retirados e foram levados para regiões secas.

Na BR-432, próximo à Vila Central, a rodovia foi coberta pelas águas do rio Cachorro, necessitando de atenção redobrada dos motoristas que passam pelo local.

Foi solicitado apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para bloquear a passagem pelo local durante à noite. “Esse trecho exige mais atenção, e como uma medida de segurança temporária, solicitamos à PRF a interdição da via”, disse o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho de Matos.

Outro trecho da BR-432 vistoriado pela Defesa Civil neste final de semana, foi próximo ao rio Baruana, onde também houve inundação. Caso a situação se agrave, o trecho também poderá ser bloqueado.
Com base nas informações discutidas durante a reunião desta tarde, foi orientado ao prefeito do Cantá, André Castro (PP), o levantamento das informações necessárias para a Defesa Civil auxiliar no pedido de decretação de emergência no Cantá.